Um novo mastro foi cedido à Catedral de Santo Antônio, em Campo Maior, para ser hasteado com a bandeira do padroeiro, após a procissão que marca a abertura dos festejos no município. A festa de Santo Antônio tem início no próximo dia 31 de maio e segue até o dia 13 de junho e tem em Campo Maior a principal referência em homenagem ao santa casamenteiro, no Piauí.
Carnaúba servirá de mastro para hasteamento da bandeira de Santo Antônio, em Campo Maior. (Foto: Diocese de Campo Maior)
Para os devotos do santo, pegar no mastro pode trazer um casamento além de ser visto também como um símbolo de benção, fé, esperança e renovação. Muita gente na cidade afirma ter conseguido casar depois de ter tocado no mastro de Santo Antônio, considerado um dos mais populalres pela Igreja Católica.
O novo mastro foi cedido por Lindalva Duvaulina, Fracineide e Maria José, proprietárias de uma área rural na comunidade "Mansos", de onde foi retirada a carnaúba tendo sido trazida para a sede da Diocese e levada até o Centro Diocesano. A substituição do mastro ocorreu porque o anterior já estava deteriorado e poderia ocasionar acidentes durante o seu levantamento.
No próximo dia 30, acontece o translado do "pau de Santo Antôinio", do Centro Diocesano para o Colégio Patronato Nossa Senhora de Lourdes, de onde sairá a procissão com imagem e o mastro de Santo Antônio rumo à catedral, na Praça Bona Primo, ocasião em que o bispo e autoridades farão a solenidade abertura da festa.
Com informações do Portal De Olho