Alunos da Escola Municipal Teodorico Júlio de Melo, da comunidade Furnas, zona rural de Piripiri, denunciaram nas redes sociais os problemas estruturais da unidade escolar. No vídeo, eles apontam que é preciso levar ventiladores de casa para a sala de aula por não suportarem o forte calor.
Uma das alunas relata: "O Brasil que queremos é o que a educação seja prioridade”. Em outro momento, outra estudante pede que as escolas tenham mais estrutura e que os alunos não precisem levar os ventiladores para a escola.
Por meio de nota divulgada à imprensa, a Prefeitura de Piripiri se manifestou. Veja a nota na íntegra:
Sobre um vídeo que circula nas redes sociais, a Secretaria Municipal de Educação de Piripiri vem prestar alguns esclarecimentos.
Primeiramente é preciso informar que a Escola de Furnas foi completamente reformada recentemente, inclusive a quadra esportiva, que estava completamente deteriorada. Em outubro de 2017 o prefeito Luiz Menezes visitou os alunos e acompanhou de perto o início da reforma.
Outra informação importante é que a escola é compartilhada com Governo do Estado, ou seja, o Secretaria Estadual de Educação utiliza a escola em outro turno, tendo obrigações iguais de manutenção na parte física, algo que não é feito.
Por fim, a Secretaria Municipal de Educação já realizou todo o procedimento licitatório para aquisição de diversos equipamentos como aparelhos de ar-condicionado e ventiladores, inclusive para escola em questão, aguardando somente a liberação. No início de 2017 apenas 8 de 70 escolas estavam aptas a receber os alunos para o período letivo e de lá para cá foram feitas inúmeras reformas e reposição de equipamentos.
Ryan Andrade, com informações do Cidade Verde.com