A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) proibiu o ingresso de suínos e seus produtos oriundos do Ceará no Piauí. A proibição ocorre após a confirmação pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) de um foco de peste suína clássica (PSC) no estado vizinho. O Ministério da Agricultura recomendou que todos os estados do Nordeste adotem a medida.
De acordo com José Idílio, gerente de Defesa Animal da Adapi, a medida visa evitar a introdução do vírus no Piauí e proteger a suinocultura piauiense. "Essa foi uma determinação do Ministério da Agricultura para salvaguardar a suinocultura e evitar a introdução do vírus no Piauí. Essa recomendação foi para todos os estados do Nordeste que estão pleiteando a zona livre da peste suína clássica", explicou José Idílio.
A proibição não tem prazo definido e vai prevalecer até a erradicação dos focos da peste no Ceará. "Durante esse período, vamos intensificar as barreiras e ter um maior controle para evitar a entrada de suínos e seus produtos de forma clandestina", esclareceu o gerente.
Conforme a Adapi, a medida não terá impacto significativo no mercado piauiense e não há riscos de desasbastecimento de carne suína. "O Ceará praticamente não abastece o Piauí. Os suínos vivos, geralmente, vêm de Santa Catarina e Paraná que já são áreas livres da peste suína", explicou José Idílio.
Com informações de Cidade Verde