Equipe do Rede Piauí de Notícias promove palestra sobre normas de propaganda eleitoral

A palestra teve como tema: O que pode e o que não pode nas eleições 2018

09/04/2018 - 16h50 - atualizado 17h22

Em ano de eleições é importante que os jornalistas e produtores de conteúdo estejam bem informados sobre as normas de propaganda, produção de notícias e divulgação de pesquisas durante o período eleitoral. O portal Rede Piauí de Notícias promoveu para sua equipe uma palestra com o advogado eleitoral Edson Vieira. Ele falou sobre as regras da eleição, o que pode e o que não pode no pleito de 2018.

Edson Vieira abordou de forma clara as mudanças na lei, o que pode e o que não pode por parte dos candidatos, das empresas de comunicação e a propaganda político partidária, além de trazer as novas normas que foram acrescentadas para as regras de propaganda na internet. A palestra aconteceu no último sábado (07) no Poty Premier. Além da equipe do Rede Piauí de notícias, advogados também participaram da conversa.

De acordo com o advogado eleitoral, a imprensa deve participar desse tipo de aula para evitar erros.  “É importante que os órgãos de imprensa participem do debate sobre esse tipo de conhecimento específico, para que não cometam erros durante as eleições. As eleições têm regras muito complexas, nem sempre quem está fora desse mundo jurídico entende, então outros profissionais que estão bem envolvidos, como publicitários, imprensa, os próprios candidatos, toda e qualquer pessoa deve ter um conhecimento mínimo sobre as regaras da eleição, você tendo esse conhecimento você vai ter uma eleição mais tranquila, por que você vai cometer menos erros", explicou ele.

Edson Vieira falou ainda da importância da imprensa divulgar esse conhecimento a população. “O próprio eleitor tem função de fiscalizar o pleito, e pra fiscalizar ele tem que saber uma série de regras, o que é permitido, o que não é permitido, o que o candidato tá fazendo de errado. Para que você tenha conhecimento dessas regras você tem que ter acesso a esse tipo de palestra que vai ser revestido em benefício de todos as pessoas no geral e muitas vezes a imprensa que tem esse papel de levar a informação para as pessoas”, completou ele.

Sobre as mudanças nas eleições de 2018, o advogado relacionou as mais significativas. “As que importam em uma mudança mais radical, acredito eu, são as mudanças em financiamento de campanha. Esse ano temos um fundo especial de financiamento público e a proibição de financiamento por pessoas jurídicas privadas, essa é a regra que tem mais contundência. Tem mais uma mudança radical na propaganda eleitoral. Eu acredito que é essa área da internet (na divulgação do material dos candidatos)”, finalizou o advogado.

Reportagem Danielly Duarte, supervisão Pedro Henrique Santiago.