O CMEI Francisca Marques, que funciona integrado ao Centro Social Satélite, foi arrombada neste 1º de janeiro: foi o 6º arrombamento em menos de um ano. O centro, que fica situado no bairro São João, zona Leste de Teresina, recebe 168 alunos nos turnos manhã e tarde.
Os arrombamentos ocorrem à noite, em torno de 21h. Apenas no mês de junho aconteceram dois arrombamentos em dias seguidos. Os danos somam mais de R$ 15 mil. Entre os itens roubados estão ventiladores industriais, pratos e colheres de inox para a alimentação das crianças, liquidificadores e multiprocessadores.
Escola fica no bairro São João, zona Leste de Teresina (Crédito: Raíssa Morais)
Além das portas quebradas, os bandidos fizeram uma fogueira utilizando os panos de prato. De acordo com a direção, não existem motivos para crimes tão freqüentes. “Temos seis boletins de ocorrência, filmagens de câmaras de vizinhos e temos uma idéia de quem sejam os criminosos, mas não temos nenhum retorno da polícia”, declara Ana Zélia, diretora da escola.
Grades danificadas (Crédito: Raíssa Morais)
Os arrombamentos e roubos causam danos à qualidade de vida das crianças. “Não sabemos mais a quem recorrer. Estamos de mãos atadas. A prefeitura fez sua parte, colocaram grades fortes nas portas. Também solicitamos uma cerca elétrica, que deve passar por uma análise do setor jurídico, mas além disso não podemos fazer mais nada”, pontua Ana Zélia.
Diretora mostra grades reforçadas da cozinha (Crédito: Raíssa Morais)