Estudantes das universidades Federal e Estadual, além de estudantes secundaristas, organizaram para a próxima quarta-feira (11) uma manifestação contra o novo sistema municipal de integração do transporte público, o Inthegra. A concentração está marcada para às 9:30, na praça da Bandeira, Centro de Teresina.
Os estudantes também vão entregar uma carta de reinvindicações ao prefeito de Teresina, Firmino Filho. O estudante e diretor de Assuntos Estudantis do DCE-UFPI, Lucas Martins, disse que os usuários do transporte urbano estão sofrendo prejuízos desde que o sistema foi implantado. "Nós percebemos o caos para as pessoas chegarem aos terminais. Na carta terá as principais demandas dos estudantes, como as dificuldades que encontramos nesse sistema de transporte", explicou o estudante.
Os estudantes reclamam também da falta de informações que existe nos terminais / Crédito: Ryan Andrade
Outro problema identificado pelos os estudantes estaria na diminuição das linhas de ônibus que circulam pelas universidades. "A prefeitura alega que faltava demanda, mas o que acontece é o contrário. Cada vez tem mais gente nas paradas. Antes havia três linhas, hoje temos uma e os alunos chegam atrasados", concluiu o representante dos estudantes.
O outro lado
Procurado pela reportagem, o diretor de transporte público da Superintência de Transporte e Trânsito (Strans), Francisco Nogueira, não respondeu nossos questionamentos até o fechamento desta matéria.