Ex-assessor de Ciro pede ajuda da PF, que filma entrega de dinheiro para comprar silêncio

José Expedito Rodrigues Almeida chegou a entrar para o programa de proteção à testemunha, mas saiu logo depois

27/04/2018 - 19h51

No mês de fevereiro, agentes da Polícia Federal (PF) acompanharam e resgistraram em vídeo, duas entregas de dinheiro que supostamente seria destinado ao ex-assessor do senador Ciro Nogueira (PP), José Expedito Rodrigues Almeida. O ex-assessor teria procurado a PF para denunciar um esquema de cptação de propina de políticos do PP.

O ex-assessor disse que recebeu R$ 5 mil no dia 26 de fevereiro e R$ 1 mil na segunda, 28 de fevereiro para que Almeida não forecesse qualquer informação à PF. 

A entrega foi feita pelo ex-deputado Márcio Junqueira (PROS) nos dias 26 de fevereiro e 28 de fevereiro e o objetivo foi para que Almeida ficasse calado para não passar qualquer informação à PF em relação ao senador Ciro Nogueira e ao deputado pernambucano Eduardo da Fonte. Em um depoimento anterior, o ex-assessor disse ter feito pagamentos à empreiteira UTC, a partir de determinações dos dois parlamentares.


Ciro Nogueira, Eduardo da Fonte e Marcio Junqueira passaram a ser investigados por suspeita de obstrução de justiça./Crédito: Montagem

A PF conseguiu capturar diálogos em que o nome do deputado federal de Pernambuco ficou evidente. Já na segunda entrega foram feitas imagens que demonstraram que Junqueira esteve na casa de Eduardo da Fonte, e depois foi repassar o dinheiro ao ex-assessor. O dinheiro recebido por Almeida foi apreendido pela Polícia Federal.

A defesa do senador Ciro Nogueira disse em nota que "não há qualquer indício de envolvimento".  Leia a nota na íntegra:

A defesa do Senador Ciro Nogueira vem esclarecer que no Inquérito que investiga obstrução de Justiça não existe, sequer en passant, qualquer indício de participação do Senador. Ciro Nogueira teve seu telefone interceptado e o relatório da Policia Federal é favorável ao Senador e diz expressamente que nenhuma das conversas do Senador teve qualquer relação com os fatos investigados. E mais toda a Ação Controlada que foi feita só pode ser usada em favor do Senador pois em nenhum momento ha qualquer indício de envolvimento do Senador com qualquer ilícito. O Senador irà prestar depoimento a Policia Federal para esclarecer o que for necessário mas ressalta a sua indignação por ter sido alvo de uma busca e apreensão sem que tivesse qualquer motivo para uma medida tão invasiva. A defesa reitera que o Senador jamais tratou de pagamento a quem quer que seja e sempre colaborou com as investigações. KAKAY