Ex-dependente químico conquista diploma em Direito no Piauí

Carlos Eduardo usou drogas dos 15 aos 20 anos, quando conheceu o trabalho da Fazenda da Paz e, por meio dos programas oferecidos pela instituição, conseguiu ingressar no curso de Direito.

22/02/2019 - 08h08 - atualizado 08h39

Uma formatura em Direito no Centro de Ensino Superior Vale do Parnaíba (Cesvale) nesta quarta-feira (20) contou com a participação de Carlos Eduardo Sousa Costa, de 29 anos, ex-usuário de drogas.

Carlos Eduardo usou drogas dos 15 aos 20 anos, quando conheceu o trabalho da Fazenda da Paz e, por meio dos programas oferecidos pela instituição, conseguiu ingressar e concluir o curso de Direito.

“Hoje comemoramos mais uma vitória para a Fazenda da Paz. Um de nossos filhos, Carlos Eduardo, era envolvido com a criminalidade e drogas. Hoje é bacharel em Direito, graças a um projeto da Fazenda e a Seduc”, afirmou Célio Barbosa, coordenador geral da Fazenda da Paz.

A Fazenda da Paz possui cursos preparatórios para o Enem em parceria com a Secretaria de Educação do Piauí (Seduc). "Eu entrei na Fazenda desacreditado, como todos os usuário de drogas que lá entram. Foi através da reabilitação com minha família que iniciei o tratamento com o intuito de arrumar minha vida. Em 2012 retomei meus estudos e tive a oportunidade de realizar um preparatório na Fazenda da Paz em parceria com a Seduc, que acontecia aos finais de semana e consegui cursar Direito, que eu desejava. A graduação pra mim não é apenas um título, é o certificado de vitória e esperança da possibilidade de mais conquistas", relatou Carlos.

Carlos Eduardo já foi aprovado na primeira fase do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e deve fazer a segunda etapa no mês de maio. Ele pretende fazer uma pós-graduação em Docência do Ensino Superior e advogar.

Fazenda da Paz

A Fazenda da Paz surgiu em resposta à situação da dependência química no Piauí. É constituída como uma organização não governamental sem fins econômicos e, ao longo de sua trajetória de 24 anos, foi reconhecida de Utilidade Pública Municipal e Estadual, idealizada pelo Padre Pedro Balzi em parceria com leigos católicos da Arquidiocese de Teresina/PI e implantada pelo terapeuta Célio Luiz Barbosa.

A instituição tem como missão institucional prevenir, acolher e reinserir dependentes químicos na sociedade brasileira, através da vivência em comunidade terapêutica, promovendo a transformação de vida e o exercício da cidadania.

A instituição é pioneira no Piauí na implantação e gerenciamento de Comunidades Terapêuticas (CT). Desde sua fundação já atendeu mais de 27.000 dependentes químicos e seus familiares.

Atualmente acolhe mais de 200 jovens e adultos, homens e mulheres.

Ex-dependente químico conquista diploma em Direito no Piauí. (Reprodução)