O juiz federal José Gutemberg de Barros Filho, da Vara Única da Comarca de Parnaíba, condenou o ex-prefeito da cidade de Luís Correia, Luiz Eduardo dos Santos Pedrosa, a cinco anos e seis meses de reclusão em regime inicialmente semiaberto. O ex-prefeito é acusado de chefiar uma organização criminosa enquanto esteve a frente da gestão do município.
Luiz Eduardo Pedrosa, ex-preito de Luís Correia-PI. (Foto: Diário do Norte).
A sentença foi publicada no Diário Oficial da Justiça Federal desta quarta-feira (28). A ação é do Ministério Público Federal que denunciou que Luiz Eduardo, no fim do seu mandato em 2004, realizou diversas despesas utilizando indevidamente os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundef). Há suspeitas de desvio de pelo menos R$ 999 mil com apresentação de notas fiscais e recibos falsos.
Outras pessoas que trabalharam na prefeitura na época ou prestavam serviços à mesma também foram citadas no processo, são elas:
* Maria Alencar Soares de Araújo;
ex-Secretária de finanças da prefeitura, acusada de assinar cheques relativos ao Fundef;
* Lígia de Alencar Botelho;
ex-Tesoureira, acusada de ter assinado ordens de pagamento indevidas;
* Cláudia Maria Ferro de Oliveira;
Professora da rede pública, que é acusada de aliciar "laranjas" para falsificar recibos;
* Edinelza Pereira de Souza;
Funcionária pública, acusada de assinar recibos falsos;
* Rafael dos Santos Pedrosa;
Sobrinho do ex-prefeito;
* Alda Barros Sares;
Forneceu documentos falsos a prefeitura;
"Constata-se a efetiva ocorrência de simulação de pagamentos com utilização de verbas do Fundef, no âmbito da prefeitura de Luís Correia, operacionalizado por pessoas subordinadas ao prefeito, que era quem detinha o poder de comando e era o principal interessado na utilização dos recursos, inclusive o responsável pela prestação de contas", relatou o juiz na sentença.
Versão do ex-prefeito
A Rede Piauí de Notícias tentou contato com o ex-prefeito na manhã desta quinta-feira, no entanto não obteve êxito. O espaço está aberto para que o prefeito ou a assessoria do mesmo exponha sua versão, para isso estamos à disposição através de nosso Fale Conosco.