Familiares de infectados pela Covid-19 em Teresina podem solicitar teste por Whatsapp

O objetivo é fazer o isolamento adequado das pessoas positivadas e conter a proliferação do novo coronavírus.

17/06/2020 - 13h56 - atualizado 18/06/2020 - 11h42

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) lançou nesta terça-feira (16) um novo canal para fazer o agendamento de teste para a Covid-19 nos familiares das pessoas que tiveram diagnóstico positivo para a doença e moram na mesma casa. O Testa Teresina vai receber mensagens através do WhatsApp, no número 86 9425-1578. O objetivo é fazer o isolamento adequado das pessoas positivadas e conter a proliferação do novo coronavírus.

“É importante que esse contato seja feito através do paciente confirmado e que ele esteja notificado no Sistema Oficial do Ministério da Saúde para que possamos identificá-lo e realizar a busca ativa dos seus contatos. Ao fazer contato com a FMS, a pessoa vai receber respostas automáticas para realização de um cadastro. O paciente terá um retorno em até 72 horas, quando será feito o agendamento da testagem de seus contatos que moram na mesma casa”, explicou Karoline Alencar Rodrigues, gerente de Informações em Saúde da Atenção Básica da FMS.

Até o dia 10 de junho, foram realizadas 2.035 buscas ativas em domicílios pelas equipes da FMS, quando 483 pessoas testaram positivo para o novo coronavírus através da testagem rápida. Nas UBSs que são referência Covid já foram realizados 5.430 testes rápidos, sendo que 1.532 deram positivo. “Cada um deve fazer sua parte. Caso a pessoa venha a desenvolver sintomas da Covid-19, além de manter as medidas de higiene e distanciamento social, é importante avisar as pessoas com quem teve contato. Se alguém tiver os sintomas e, por ventura, testar positivo, é importante que informe os lugares que frequentou”, ressalta Karoline Alencar Rodrigues.

Teste rápido nas UBS

De acordo com informações da FMS, os testes rápidos para detecção da Covid-19 devem ser feitos apenas a partir do oitavo dia após o aparecimento dos sintomas indicativos da doença. Antes desse período o resultado poderá apresentar um falso negativo, já que o teste identifica a presença de anticorpos contra o novo Coronavírus no organismo.

Em Teresina, os testes rápidos estão disponíveis às pessoas sintomáticas em 23 Unidades Básicas de Saúde (UBS). Ali, os profissionais de saúde avaliam a situação de saúde do paciente. Se o usuário tiver com mais de oito dias de sintomas, o teste pode ser feito. Se tiver com menos tempo, o teste pode ser agendado.

“Nessas UBS, houve um aumento significativo da demanda e há uma busca bem maior por testes rápidos. Muitas pessoas querem fazer o exame antes do período de oito dias do início dos sintomas, o que não é indicado”, explica o diretor de Atenção Básica, Kledson Batista.

O diretor afirma ainda que não existe tratamento específico ou medicamento para matar o Coronavírus. É por isso que, independente de resultado de teste ou do exame, os profissionais de saúde irão adotar medidas terapêuticas para tratar os sintomas que a pessoa apresenta. É preciso confiar na conduta médica e seguir as recomendações”, finaliza.

Já o exame PCR, que coleta secreção do nariz e da garganta, está disponível para pacientes internados em Hospitais de Teresina e que estejam com síndrome respiratória aguda grave. O exame deve ser coletado em até sete dias do início dos sintomas, ou seja, quando o novo Coronavírus está agindo no organismo do paciente. O resultado sai em até 48 horas.

A população que apresentar sintomas similares à gripe, a exemplo de tosse, febre, falta de paladar e dor de garganta, pode se dirigir às 23 Unidades Básicas de Saúde exclusivas para atender pessoas com sintomas gripais. Em casos mais graves, o usuário pode se dirigir para as três UPAS ou para os nove hospitais de bairro espalhados na cidade.