A Associação das Agricultoras Familiares do Assentamento das Mulheres Organizadas realizou, nesse domingo (17), no assentamento em Piripiri, o 9º Festival do Pequi. Segundo a coordenação, o evento cultural tem como objetivo principal a valorização do fruto nativo.
A programação contou com atividades lúdicas, homenagem às mulheres em alusão ao Dia Internacional da Mulher, eleição da rainha do pequi, com a avaliação, por um júri, do melhor prato produzido com o fruto e apresentado pelas candidatas, além de outras atividades culturais.
Aproximadamente 150 mulheres dos municípios de Piripiri, Piracuruca, Batalha, Esperantina, São João do Arraial, Luzilândia e Joaquim Pires participaram do festival, comercializando produtos derivados do pequi como doces, bolos e salgados, assim como diversas opções de comidas e bebidas típicas, além de peças variadas de artesanato em palha, linha e couro.
Os organizadores do festival avaliam que 3.500 pessoas circularam pelo espaço do evento durante todo o domingo e que a arrecadação com a comercialização dos produtos vendidos pela associação foi de R$ 35 mil. Estimando o valor total das vendas, contando com os restaurantes montados nas casas da comunidade, caucula-se aproximadamente R$ 70 mil arrecadados.