Firmino Filho busca apoio da Ancine para investir em startups de games em Teresina

Iniciativa de capacitar e incentivar jovens a desenvolver games começou no Teresina Digital

01/03/2019 - 07h43 - atualizado 08h01

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, esteve reunido na última quinta-feira (28), em Brasília, com representantes da Agência Nacional do Cinema (Ancine), órgão do Governo Federal que é ligado ao Ministério da Cultura. O objetivo foi apresentar o cenário de startups que existe atualmente na cidade Teresina, ainda que de forma embrionária, no segmento de games.


Prefeito Firmino Filho em audiência na ANCINE. (Foto: Assessoria).

"Teresina já tem, de forma embrionária, produzido games e pode ter o apoio decisivo da Ancine, que também trabalha nesse setor. Ela atua não apenas no financiamento da produção de games, mas também no apoio a projetos de realidade virtual e realidade aumentada", afirmou o prefeito de Teresina, Firmino Filho, após a audiência realizada na sede da Ancine.

A iniciativa de capacitar jovens na produção de jogos eletrônicos surgiu com o projeto Teresina Digital, criado por Joselé Martins, durante a gestão de Olavo Braz Nunes quando esteve no comando da Semest (Secretaria Municipal de Economia Solidária de Teresina).


Joselé Martins, idealizador do projeto Teresina Digital. (Foto: Reprodução).

"Estou muito feliz com essa notícia hoje da ida do prefeito de Teresina em busca de recursos para os desenvolvedores de games. Esse projeto nasceu com o Teresina Digital, apoiado pela Prefeitura, onde treinávamos gratuitamente jovens para desenvolver games e programar para web e mobile, projeto iniciado na Semest e com apoio de vários professores que fazem parte da história do nascimento dos games em Teresina para o mundo", completou Joselé Martins, idealizador do projeto Teresina Digital.

O prefeito ressaltou ainda que é importante o incentivo por parte de uma instituição como a Ancine, para que novas perspectivas para que o setor de tecnologia e economia criativa da capital do Piauí alcance bons resultados. A prefeitura de Teresina apoia startups como forma de gerar emprego e renda na cidade.

Além de tratar sobre as startups de games, o prefeito de Teresina aproveitou a audiência para citar a importância de financiamento para qualificação de mão de obra em áreas técnicas relacionadas à produção audiovisual.