Fortes chuvas provocam deslizamento na margem  do Rio Poti

O buraco se abriu na margem da Avenida Marechal Castelo Branco no centro de Teresina

10/04/2018 - 17h32 - atualizado 20h17

As fortes chuvas nas últimas semanas causaram um deslizamento na margem da Avenida Marechal Castelo Branco, no bairro Ilhotas. A cratera aberta pelo deslizamento tem, aproximadamente, seis metros de profundidade. O buraco, que chegou a destruir parte da calçada, ameaça alcançar também o asfalto. O local foi isolado pela Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) para evitar acidentes.

O surgimento do buraco se deu devido a uma forte erosão que se abriu em um ponto onde há uma galeria que despeja resíduos no Rio Poti. Com o solo fragilizado e úmido, a ameaça de que novos pontos da avenida venham a ceder é constante. A erosão já se inicia em outro ponto da Avenida Marechal Castelo Branco, a menos de 50 metros do buraco maior, e pode continuar avançando.

Buraco na Marechal Castelo Branco devido forte chuva/ Credito : G1pi

De acordo com o biólogo Ribamar Rocha, é preciso que haja manutenção constante no calçadão, além da recomposição da mata ciliar para proteger as margens do rio. “Se tivesse sido feita a manutenção esses pontos de erosão não chegariam ao estágio em que estão atualmente”, explicou Ribamar.

*Reportagem: Welligton Oliveira sob supervisão de Pedro Henrique Santiago