Os governadores dos Estados da Região Nordeste se reuniram, nesta sexta-feira (18), em Recife e criticaram o Governo do presidente Michel Temer.
De acordo com uma carta publicada ao final do evento, o presidente tem adotado uma política de corte de gastos em programas sociais e de diminuição de repasses aos Estados da região.
Ainda segundo os gestores, o Governo persegue os governadores e afronta aos nordestinos: "Não é apenas perseguição aos mandatários estaduais tratados como adversários políticos, mas uma afronta ao povo de nossos Estado que, vítima dessa pequenez cívica - se vê privado do acesso à melhoria da infraestrutura e aos serviços públicos essenciais", diz trecho do documento.
O documento cita ainda que a Região Nordeste concentra o maior número de desempregados do país e critica também os cortes no Bolsa Família: "Dados da PNAD/IBGE mostram que o Nordeste concentra o maior contingente dos 13,7 milhões de desempregados brasileiros, aliando-se a isso, o severo corte em programas sociais, notadamente o Bolsa Família - que fez aumentar a desigualdade social, em direção contrária da última década, subindo de 0.555 em 2016 para 0.567 em 2017", imforma.
O governador Wellington Dias participou do encontro e criticou também a intenção do Governo Federal em privatizar empresas: "O Governo Federal quer vender empresas como a nossa Cepisa, o que, segundo especialistas, pode gerar um aumento de 17% na conta de luz dos brasileiros. Queremos a abertura de um diálogo que encontre melhores alternativas. Tratamos ainda da liberação dos recursos do Fundo de Participação dos Estados e Municípios", disse o gestor.
Participaram do encontro os governadores Rui Costa (BA), Camilo Santana (CE), Fernando Pimentel (MG), Ricardo Coutinho (PB), Paulo Câmara (PE), Robinson Faria (RN), além do governador do Piauí, Wellington Dias.