Governo inaugura Cozinha Comunitária para 350 pessoas na UESPI

No local, serão beneficiadas por dia 350 pessoas, incluindo alunos, servidores da instituição bem como a comunidade local, com refeições a preço acessível

06/12/2017 - 10h54

A Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc) inaugura, nesta quinta-feira (07), às 8h, na Universidade Estadual do Piauí (Uespi), a Cozinha Comunitária que homenageará o ex-governador Alberto Tavares Silva.

No local, serão beneficiadas por dia 350 pessoas, incluindo alunos, servidores da instituição bem como a comunidade local, com refeições a preço acessível. Os universitários que recebem o auxílio-alimentação permaneceram com o benefício.

A realização da obra é do governo federal, em parceria com o Governo do Estado e fica situada perto da área de Esportes da Uespi Campus Pirajá.


A Cozinha Comunitária que homenageará o ex-governador Alberto Tavares Silva  (Foto:UESPI)

Devem estar presentes no evento de inauguração, a governadora em exercício Margarete Coelho, o secretário de Estado da Assistência Social e Cidadania, Zé Santana; o reitor da Uespi, Nouga Cardoso, e demais autoridades.

Depois da inauguração, a Sasc e o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) realizam, no auditório do Geratec na Uespi, o Encontro da 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional +2 (5ª+2), com o tema “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e cidadania”.

A reunião tem por finalidade avaliar e ampliar o debate sobre a conjuntura social, política, econômica e cultural e seus efeitos na Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSan) e no Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA); analisar o processo de realização do DHAA e os riscos e violações de direitos, especialmente dos grupos mais vulnerabilizados, como a população negra, povos e comunidades tradicionais e povos indígenas; e mobilizar a sociedade civil e o governo para crescer nos desafios para assegurar a comida de verdade no campo e na cidade e na implementação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e na Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSan).

Participarão do evento 150 pessoas, entre conselheiros estaduais da sociedade civil e governo, bem como representantes da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) no âmbito estadual e conselheiros de segurança alimentar e nutricional de municípios piauienses.


Os universitários que recebem o auxílio-alimentação permaneceram com o benefício  (Foto:UESPI)

 

Programação:

08h – Recepção com café da manhã e apresentação cultural
Credenciamento dos participantes
08h30 – Abertura
Leitura e aprovação do Regimento Interno da 5ª Cesan +2
Mesa de Abertura: Comprometimento político em prol do Sistema Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional do Piauí – Sisan.
09h – Conjuntura político-programática da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional
Pronunciamento Consea Nacional
Pronunciamento Consea Estadual
Pronunciamento Consea Municipal
10h – Debate propositivo
10h30 – Processo de Adesão e implementação do Sisan e Plano Estadual de SAN
Pronunciamento Caisan Estadual
11h30 – Debate propositivo
12h30 – 13h30h – Almoço
13h30 – Trabalho de Grupos para Agenda de Futuro
Propostas/Oportunidades para assegurar a continuidade e o aprimoramento das políticas públicas que garantam a comida de verdade no campo e na cidade.
Prioridades para a agenda de segurança alimentar e nutricional.
Temas emergentes, novos setores, novos públicos, novas necessidades, novas estratégias.
Grupo 1 (Sala Caju)
Facilitadores: Uespi, Consea Piauí, Caisan Piauí.
Grupo 2 (Sala Manga)