O governador Wellington Dias e o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, lançaram, nesta terça-feira (9), um novo programa de modernização da rede hospitalar do Estado, o Renova Saúde. Com mais de R$ 12 milhões destinados para sua primeira fase, o programa vai equipar os hospitais públicos do interior com equipamentos de alta tecnologia, tornando mais acessível para a polução cirurgias mais modernas.
Na abertura da ação, Wellington Dias agradeceu o trabalho da Secretaria de Saúde (Sesapi) que apresentou o projeto nos editais do Ministério da Sáude e a integração com a Bancada Federal do Piauí. “Nós estamos tratando da modernização da Saúde. Teremos equipamentos que vão permitir exames, cirurgias, que antes só eram feitas em Teresina e agora serão feitos em outras regiões do estado. Isso significa salvar vidas. O paciente vai poder se recuperar de uma cirurgia com o acompanhamento próximo da família”, afirmou.
Equipamentos, como o laparoscópio, por exemplo, irão possibilitar acesso a procedimentos invasivos, com diminuição do tempo de internação dos pacientes. Outros itens, como monitores multiparâmetros, ventiladores pulmonares volumétricos e pressométricos, serão distribuídos. Nessa fase inicial, 20 hospitais serão assistidos.
Na abertura da ação, Wellington Dias agradeceu o trabalho da Secretaria de Saúde (Foto:Ascom)
De acordo com o secretário da Saúde, Florentino Neto, novos recursos são esperados até o final do ano. “Estamos adquirindo até o final do ano 70 milhões de reais (em equipamentos) que serão distribuídos aos 35 hospitais da rede pública estadual. Vamos dar aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) o que existe de mais moderno em tecnologia nos nossos hospitais”, declarou.
Os investimentos iniciais de R$ 12.638.298,12 são provenientes de emendas parlamentares dos senadores Regina Sousa, Ciro Nogueira, Elmano Ferrer e do governador, Wellington Dias, e ainda dos deputados federais Assis Carvalho, Rejane Dias, Rodrigo Martins, Fábio Abreu, Átila Lira, Silas Freire e Maia Filho, e projetos da Secretaria ao Ministério da Saúde.
Para o deputado federal Assis Carvalho, que destinou uma emenda para a compra dos equipamentos, a renovação e fortalecimento dos equipamentos tecnológicos da rede hospitalar é uma exigência frequente. “A tecnologia da saúde é muito exigente. Se você hoje ainda faz uma cirurgia com equipamentos antigos você tem mais tempo, mais custos e o paciente corre mais riscos e muitas vezes há infecções e coisas semelhantes”, pontuou. O senador Elmano Férrer, viu como positiva a parceria de diferentes partidos políticos para a captação de investimentos da união. “Acho importantíssimo, senadores e deputados federais deram para o fortalecimento, emendas significativas que somadas aos recursos do Estado vão trazer mudanças muito significativas para nossa saúde”, afirmou.