O governador Wellington Dias, em audiência com gestores de várias áreas do Estado, nessa segunda-feira (20), estabeleceu diretrizes para políticas públicas de educação com o objetivo de aumentar o IDH Educação do Piauí. Atualmente, o estado tem IDH médio.
Governo irá priorizar educação.
Uma dessas diretrizes é focar na Educação de Jovens e Adultos (EJA), especialmente no sentido de evitar a evasão escolar e tornar o ensino regular mais atrativo aos jovens.
O coordenador estadual da Juventude, Vicente Gomes, afirmou que uma prioridade é identificar os motivos que levam o jovem a abandonar a escola. “Esses jovens deixaram a escola por algum motivo, seja por questão de saúde, seja por segurança pública. Identificar o porquê irá nos auxiliar a ajudar essas pessoas, de modo a levá-las de volta à escola para que concluam o ensino regular e elevem o nível educacional”, disse o gestor.
Gomes comenta que a Cojuv se encontra em fase de planejamento de atividades, mas que nos próximos meses a coordenadoria deverá levar ações aos jovens do interior do estado e também de Teresina.
Em relação ao ensino regular, a ideia é que crianças, jovens e adultos possam ter acesso, não apenas a uma boa estrutura física e de multiprofissionais, mas que a escola também tenha características do local que esses segmentos vivem.