HGV investe em segurança do paciente e zera infecções

Desde 2014, o HGV iniciou a implantação de todos os protocolos de Segurança do Paciente e atualmente são 32 indicadores monitorados e avaliados.

17/09/2019 - 17h01

Nesta terça-feira (17) é comemorado o Dia Mundial de Segurança do Paciente. A data lançada este ano pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre a importância da assistência segura. Dentro dessa perspectiva, o Hospital Getúlio Vargas (HGV) tem implantado ações e firmado compromissos para garantir uma assistência segura e de qualidade ao paciente.

 HGV investe em segurança do paciente e zera infecções.

Desde 2014, o HGV iniciou a implantação de todos os protocolos de Segurança do Paciente e atualmente são 32 indicadores monitorados e avaliados. O hospital também participa de dois projetos do Ministério da Saúde nessa área.

Um dos projetos é o “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”, que trata da redução, nas UTIs, das infecções relacionadas à assistência. No mês de julho, conseguiu resultados satisfatórios, zerando na UTI 01, as infecções relacionadas à assistência, dentre elas, a infecção primária de corrente sanguínea laboratorial (IPCSL), pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) e a infecção do trato urinário (ITU).

O segundo projeto que o HGV participa é o Paciente Seguro, que tem como objetivo reforçar a qualificação do cuidado em estabelecimentos de saúde e melhorar a segurança do paciente em hospitais públicos. Para isso, o hospital já implantou as seis metas internacionais de segurança do paciente: identificar corretamente o paciente, melhorar a efetividade da comunicação, melhorar a segurança das medicações, proporcionar uma cirurgia segura, reduzir o risco de infecções associadas ao cuidado em saúde e reduzir o risco de lesões por pressão e de quedas.

Para o diretor-geral do HGV, Gilberto Albuquerque, isso significa que o HGV está oferecendo o que há de melhor em termos de cuidados e serviços ao paciente, ao realizar o acolhimento.

O presidente da Fundação Hospitalar do Estado (Fepiserh), Welton Bandeira, que gerencia o HGV, destaca a importância de se investir na segurança do paciente. "São vários os fatores positivos em investir nesses protocolos, como uma melhor e mais rápida recuperação do paciente, sem riscos de agravos ou novas complicações e respectivamente, evitamos custos com um tempo maior de internação ou tratamento de outras patologias provenientes de infecções hospitalares", comenta.

Com a finalidade de reforçar essas ações, nos dias 2 e 3 de outubro, o HGV realiza a III Semana de Segurança do Paciente e o II Fórum de Prevenção de Quedas.

PONTE ESTAIADA

Em Teresina, as luzes da ponte Estaiada vão estar na cor laranja para chamar a atenção para a data. Uma iniciativa do Grupo de Estudo em Segurança do Paciente e Sistematização da Assistência de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí - UFPI e apoio da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado, Secretaria de Saúde e Governo do Estado.