Um homem identificado como Carlos Alberto Rotermound, foragido da justiça desde 2014, acabou preso ontem, 13, em São Paulo, acusado de aplicar um golpe imobiliário no Piauí. O golpista teria enganado mais de 100 pessoas no Piauí.
Routermound é oriundo do Rio Grande do Sul , e teria aplicado golpes dessa natureza em mais de 12 mil pessoas em todo o país com o “Fundo Rotativo Solidário de Habitação” para aplicar o golpe. O fundo tem como objetivo financiar habitações.
O golpe funcionava da seguinte maneira: ele arrecadava mensalmente uma quantia das vítimas e prometia que elas receberiam o financiamento. Os clientes que indicavam mais pessoas para buscar o financiamento, ele prometia que mais rápido conseguiria ser contemplado.
O Ministério Público do Estado havia denunciado o falso empresário, após a Delegacia de Combate ao Crime contra a Ordem Tributária, em 2014, por crime contra a economia popular. A justiça determinou a prisão preventiva do homem, que passou a ser considerado foragido.
Além de aplicar golpes imobiliário, Routermound é apontado pelo Ministério Público Federal, como operador de um esquema de pirâmide para captar recursos e conceder cartas de créditos para imóveis.