Homem fingia ser gerente da Caixa e aplicava golpe da casa própria

O suspeito ofertava as casas para as pessoas falando que ajudaria na compra do imóvel

11/01/2018 - 18h37

Um golpe usando o programa Minha Casa Minha Vida fez pelo menos 30 vítimas em Teresina e mais 20 em Parnaíba recentemente. As vitimas que sonhavam pela casa própria, entregaram grandes quantias em dinheiro para um homem que se apresentava como gerente da Caixa Econômica para umas pessoas e como gerente da Superintendência de Desenvolvimento Urbano para outros. A polícia avalia que os golpes tenham sido em torno de R$ 1 milhão.

O caso está sendo investigado do 6º Distrito Policial, depois da portaria da Delegacia Geral deixando o delegado Mamede Rodrigues como responsável pelo inquérito, já que as vítimas não são da mesma cidade.


As vitimas que sonhavam pela casa própria, entregaram grandes quantias em dinheiro Foto:Portal AZ

Segundo o chefe de investigação do 6º DP, Joatan Gonçalves, o suspeito ofertava as casas para as pessoas falando que ajudaria na compra do imóvel. Ele mostrava cartas supostamente dos sorteios e documentos da Caixa Econômica, construía uma amizade com as vítimas e chegava até a leva-las para ver os imóveis.

“Ele envolvia de uma forma que essas pessoas acreditavam, porque quem não ia confiar em um gerente da Caixa ou gerente de SDU? E elas repassavam o adiantamento de alguns valores em dinheiro, achando que posteriormente seria abatido na prestação das casas”, fala Joatan Gonçalves.

O investigador acredita que mais pessoas podem aparecer daqui para frente e que o golpe tenha rendido bastante dinheiro para os suspeitos. “Pelo tanto de vítima que já apareceu acredito que prejuízo chegue a R$ 1 milhão. E deve ter mais gente”, declarou.

As investigações estão só no inicio, porém a ampla documentação passada pelas vítimas dará base ao inquérito. “Estamos oficiando à Caixa Econômica e as SDUs se o suspeito é funcionários nesses locais e acreditamos que o material robusto que conseguimos já dá para solicitar a prisão dos envolvidos, o que deve ser feito pelo delegado Mamede”, afirmou Joatan.

O delegado Mamede Rodrigues confirmou a abertura do inquérito e disse que iniciou as oitivas das testemunhas.