Imepi fiscaliza 1.500 produtos no Piauí

Foram fiscalizados pneus, capacetes, colchões, colchonete, grills e churrasqueiras elétricas, cadeirinhas infantis e bebê conforto, além de bombas de combustível e balanças de pesagem.

16/07/2025 - 22h07 - atualizado 17/07/2025 - 13h28

O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) divulgou os resultados da Operação Férias Seguras, nesta quarta-feira (16). Ao todo, foram fiscalizados mais de 1.500 produtos nos setores da Qualidade, Pré-medidos e Metrologia.

Foram fiscalizados pneus, capacetes, colchões, colchonete, grills e churrasqueiras elétricas, cadeirinhas infantis e bebê conforto, além de bombas de combustível e balanças de pesagem. Também foram realizadas perícias de produtos de higiene pessoal e limpeza. Devido ao índice elevado de fiscalizações da atual gestão e o trabalho de conscientização realizado para comerciantes e demais empresários de Teresina e do interior do Estado, foi encontrado erro apenas em uma marca de sabão.

De acordo com o diretor-geral do IMEPI, Junior Macedo, o baixo número de irregularidades encontradas mostra a importância do serviço de conscientização e como os empresários estão buscando se adequar às normas estabelecidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

“Desde o início da nossa gestão, temos trabalhado arduamente para proteger os consumidores e certificar os lojistas e fabricantes das regras para comercialização de produtos verificados pelo Inmetro. Buscamos justamente esse equilíbrio entre indústria, comércio e a população em geral”, ressaltou.

A Operação Férias Seguras foi realizada em parceria com todos os órgãos delegados do Inmetro em cada Estado. O Imepi segue atuante e, em caso de denúncias, dúvidas e sugestões, o consumidor pode enviar uma mensagem para WhatsApp da ouvidoria do órgão (86) 99456-1921, além do aplicativo Fala Consumidor, disponível para download na loja de aplicativo de sua preferência.