Inscrições abertas para Olimpíada de Matemática 2018

A OBMEP é aberta para alunos da rede pública e privada

22/02/2018 - 08h20

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), em sua décima quarta edição, está com as inscrições abertas pelo site obmep.org.br até o dia 2 de abril, todos os alunos de escolas públicas e privadas podem participar da OBMEP. De acordo com a divisão da competição que é organizada em três grupos: nível 1 (6º e 7º ano do Ensino Fundamental), nível 2 (8º e 9º ano do Ensino Fundamental) e Nível 3 (Ensino Médio).

As provas serão aplicadas em duas etapas, na primeira fase, os alunos farão prova objetiva de 20 questões, aplicadas na própria escola, já na segunda fase, serão seis questões discursivas, aplicadas em centros escolhidos pela OBMEP.  Participam da segunda fase apenas os estudantes classificados na primeira. As provas da primeira fase serão aplicadas no dia 5 de junho.O principal objetivo da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é objetivo promover o estudo da matemática, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica, além de incentivar a descoberta de novos talentos.Em 2017 o Piauí se destacou trazendo para casa  739 medalhas e menções honrosas,  ficando em 14º no ranking nacional; para repetir e melhorar os bons resultados, o Piauí está organizando uma série de atividades para preparar os alunos para a competição.

A coordenadora da OBMEP na Seduc , Lafayete Carvalho, diz que as ações serão realizadas dentro do Pacto pela Aprendizagem, possibilitando aos alunos um reforço no aprendizado, com material didático e professores qualificados. "A Secretaria destinará uma atenção especial para garantir o bom desempenho dos alunos na OBMEP, utilizaremos o Canal Educação para que alunos de todo o Piauí possam dispor do pleno da Matemática . A Seduc e a OBMEP estarão cada vez mais próximas numa parceria de sucesso voltada ao aprendizado dos alunos da rede estadual", disse a coordenadora.


A OBMEP tem como principal objetivo promover o estudo da matemática. Crédito: Seduc