Internet Livre: ATI atendeu mais de 20 eventos em 2017

Estão disponíveis atualmente em 14 municípios do Estado, cerca de 65 pontos de internet livre

08/01/2018 - 11h12

A Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI) no ano de 2017, apoiou diversos eventos culturais que foram realizados no estado. Foram instalados 25 links temporários na internet, que foram usados para o funcionamento dos serviços do estado durante os eventos, como também para a população em geral.

Os eventos que mais se destacaram foram: Festival da Rabeca, realizado no município de Bom Jesus; 194 anos da Batalha do Jenipapo em Campo Maior; Canyon Fest Poti na cidade de Castelo do Piauí; a primeira edição da Ópera da Serra da Capivara; e 67º Exposição Agropecuária do Estado (Expoapi).

Um dos maiores eventos de Estado, é o Festival de Inverno de Pedro II, e desde o ano de 2016, ele também tem o apoio do ATI. Segundo Alvimar Martins, prefeito do município, a internet nas praças do evento é uma das solicitações mais pedidas pelo público.

Internet Livre

Estão disponíveis atualmente em 14 municípios do Estado, cerca de 65 pontos de internet livre nos pontos mais movimentados das cidades, como bibliotecas, parques e praças.

O monitoramento é realizado diariamente pela equipe técnica da Agência de Tecnologia, e divulgado mensalmente um ranking do total de conexões por local. Somente em dezembro de 2017, foram 228.092 registros de conexões, 43.676 somente em Piripiri.

Em todos os pontos de internet do estado, somente em 2017, foram registrados 2.676.688, segundo o monitoramento da ATI. Em 20 meses de monitoramento, 3.776.636 acessos foram registrados a partir da rede de internet do Governo do Piauí, quase quatro milhões de conexões.

As cidades do estado que contam com conectividade livre são: Teresina, Cocal dos Alves, Luís Correia, Cajueiro da Praia, Guadalupe, Curralinhos, Piripiri, Parnaíba, Guaribas, Luzilândia, Paes Landim, Canto do Buriti, Marcos Parente e São Raimundo Nonato.

Projeto Piauí Conectado

Os pontos já existentes de internet farão parte do projeto Piauí Conectado que está em fase de licitação e que tem o objetivo de universalizar o acesso a internet, interligando com uma rede de dados as unidades administrativas, possibilitando ainda a oferta de serviços como o Ensino à Distância, a Telessegurança com câmeras de monitoramento dos municípios, a Telemedicina com envio de exames dos postos de saúde do interior para Centrais de Laudos na capital e acesso a diversos outros serviços eletrônicos do Governo do Estado, facilitando a rotina do piauiense.