A líder do Movimento Interestadual de Quebradeiras de Coco Babaçu (MICqcb), Francisca Nascimento, sofreu uma tentativa de homicídio na localidade onde mora, em São João do Arraial. O caso aconteceu no último fim de semana e a briga envolveu os vizinhos da líder do movimento, que por pouco não sofreu uma agressão maior.
Francisca teria desobristruído a passagem de um local, derrubando uma cerca, que impedia de 20 comunidades de trafegar. Com isso, a líder das quebradeiras de coco foi segura pela esposa do proprietário do terreno, que estava armado com um facão e ameaçando-a. “Ela conseguiu se soltar a tempo e subiu na garupa da moto da irmã que, estava presente. Na verdade, essa agressão foi só o cumprimento de uma série de ameaças que a Francisca já vinha sofrendo por conta da retirada dessa cerca, que foi construída de maneira irregular”, informou Yandara Vasques, secretária do Moimento das Quebradeiras de Coco (MICqcb).
Divulgação: Movimento das Quebradeiras de Coco Babaçu
O conflito no local não é recente e as famílias que residem na localidade já derrubaram em outras oportunidades a cerca que impede o acesso ao açude de Santa Rosa . O proprietário do terreno, alega que quer manter a segurança de suas propriedades.
A secretária do movimento Yandara afirma que o acesso ao açude de Santa Rosa é necessário para continuar o cultivo e a coleta do coco babaçu, para manter o sustento das famílias que residem na zona rural do município. Ainda segundo Yandara, a líder do Micqcb regsistrou Boletim de Ocorrência por tentativa de homicídio.