Nesta quinta-feira (08) o governador Wellington Dias reuniu com gestores de diversas áreas para tratar sobre a Rota das Emoções. O encontro realizado no Palácio de Karnak, o tema principal foi o plano de infraestrutura a ser implementado, para atrair a atração turística dos serviços necessários para atender aos turistas domésticos e internacionais.
O projeto é um resultado de uma visita internacional do governador ao Canadá, onde conheceu um modelo de parceria com a iniciativa privada aplicável ao Piauí, que pode alavancar o turismo local.
“A ideia das montadoras de veículos para aventura, como Honda e Yamaha, é que essa seja a rota de triciclos e quadriciclos no Brasil. Isso significa geração de emprego e renda com um turismo que envolve natureza e aventura”, destaca o governador.
A Rota das Emoções envolve muita aventura, praia e ecoturismo. Os paraísos naturais como a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI), o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA) e o Parque Nacional de Jericoacoara (CE).
No nosso estado, o governo está sinalizando trilhas que já existem para criar um caminho único de aproximadamente 100 quilômetros, onde o turista possa explorar as belezas naturais do litoral piauiense, passando por Cajueiro da Praia, Luís Correia, Parnaíba e Ilha Grande.
Na reunião foi determinado aos gestores das áreas de segurança, saúde, planejamento e turismo, que realizem um mapeamento dos pontos de apoio durante o trajeto onde o turista encontre as informações e direcionamento para suporte de ambulância, viaturas policiais, hospedagem, combustível alimentação e outros serviços.
O secretário de Estado da Administração e Previdência, Franzé Silva e os representantes das secretarias de Governo, Planejamento e Turismo, os deputados estaduais Dr. Hélio Oliveira, João de Deus e José Hamilton participaram da reunião.