Um boletim divulgado pela Prefeitura de Parnaíba neste domingo (24) mostrou que 104 famílias estão desabrigadas no município por causa das fortes chuvas atingiram a região. Cerca de 25 famílias ficaram em abrigos municipais e as outras ficaram alojadas na casa de parentes.
No final da última semana (21 e 22), cerca de 300 residências de Parnaíba foram atingidas pelas chuvas.
Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Parnaíba registrou o maior volume de chuva de todo o país, chegando a 256 mm de precipitação.
Segundo o Governo do Piauí, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMEPI) está atento e atuando de forma intensa para ajudar a população parnaibana. As secretarias estaduais da Saúde, Defesa Civil e Assistência Social e Cidadania, além de órgãos municipais, também reforçaram o socorro.
O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Frederico foi pessoalmente a Parnaíba e participa da operação que conta com o efetivo da cidade e reforço que partiu da capital Teresina. "Estamos com 55 bombeiros fazendo a atuação de busca e resgate das famílias que estão alagadas, retirando-as destes locais e levando para os abrigos do município. Em paralelo, também estamos antecipando ações em virtude do tempo que promete chuva para os próximos dias", afirma.
O comandante do 2º Batalhão dos Bombeiros, major Rivelino Moura, relatou que o bairro Piauí foi o mais afetado pelas precipitações, que também atingiram os bairros do Carmo, Vazantinha, Fazendinha, Catanduvas e São Judas Tadeu. "A chuva que caiu demais acumulou nessas áreas mais baixas e afetou as casas, entrando em algumas que estão com risco de desabamento. Então, estamos fazendo a remoção e resgate deste pessoal", declara.