O Ministério da Saúde publicou Portaria de nº 2.462 que qualifica todas as dez ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Teresina. Assim, o órgão federal reconhece a qualidade das unidades e o cumprimento às exigências legais, aumentando o repasse financeiro destinado ao Serviço, no montante anual de R$1.077.528,00.
Segundo Francina Amorim, diretora geral do SAMU, foram encaminhados ao Ministério da Saúde todos os documentos estabelecidos nas Portarias de Consolidação nº 3 e 6, de setembro de 2017. Além disso, o Ministério da Saúde havia realizado visita e consolidado as informações obtidas em Parecer Técnico.
A diretora informa ainda que a gestão tem se esforçado para melhorar a prestação do serviço à população. “Esta conquista representa o fortalecimento da rede de urgência e emergência. Para conseguirmos este feito, realizamos muitas ações de melhoria, como capacitações regulares dos nossos servidores e aquisição de cinco ambulâncias e quatro motolâncias com recursos próprios da Prefeitura de Teresina”, disse.
O SAMU é um programa do Governo Federal, administrado pela Prefeitura de Teresina, que presta socorro em caso de urgências e emergências clínicas, traumáticas, obstétricas e psiquiátricas. Atualmente, conta com três ambulâncias de suporte avançado, oito ambulâncias de suporte básico e quatro motolâncias.