Ministério Público fiscaliza emissão de documentos para vítimas de incêndio

De acordo com Flávia Gomes (Caodec), a maior preocupação das vítimas é ter em mão seus documentos

24/10/2017 - 12h02

Profissionais do Instituto de Identificação do Piauí iniciaram, nesta segunda-feira (23), realizou o levantamento de dados das famílias atingidas pelo incêndio ocorrido no Assentamento 8 de Março, zona Sul de Teresina. Articulada pelo Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), em parceria com a Secretaria de Governo, a ação objetiva facilitar a retirada de documentos de identificação civil das vítimas.

De acordo com a promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação e Cidadania (Caodec), Flávia Gomes, a maior preocupação das famílias vítimas do incêndio ocasionado no assentamento 8 de Março é não terem acesso aos seus direitos por falta dos documentos. Por isso está sendo mobilizados diversos órgãos para agilizar o processo de retirada de documentos. Mas ainda é necessário a realização de um cadastro único que revele as especificidades de cada cidadão que foi atingido por essa tragédia, tudo isso paralelo à identificação das necessidades emergenciais.


Cadastramento das vítimas do incêndio para retirar segunda via dos documentos. Foto: Reprodução Internet

Para Valéria Santos, representante do Instituto de Identificação do Piauí, é preciso obedecer alguns critérios para que seja possível emitir o Registro Civil. É necessário colher alguns dados dessas pessoas, fazendo primeiramente um levantamento de informações para que, em seguida, fazer uma busca nos arquivos físico e on-line do Instituto. Após essa etapa, a equipe vai retornar ao assentamento para tirar fotografias, colher digitais e assinaturas dos moradores para assim emitir as identidades dessas pessoas.

Mais de 200 famílias ficaram desabrigadas após o incêndio que destruiu o assentamento 8 de março, na zona rural de Teresina, causando a morte de uma criança. Muitas pessoas se sensibilizaram e fizeram várias campanhas para ajudar essas famílias e ao mesmo tempo amenizar a dor pela qual estão passando. As doações continuam podem ser feitas no endereço Conjunto Redenção, Quadra 1, casa 11, Bairro Redenção, Teresina – PI. Ou ainda pode entrar em contato pelo telefone (86) 3218 3935 para solicitar a busca das doações.