Faleceu na manhã desta quinta-feira (17) uma das referências das artes plásticas do Piauí, Devaldino da Silva Portelada, conhecido como mestre Portelada. Aos 78 anos, ele sofreu um infarto fulminante em sua residência no bairro Dirceu Arcoverde, zona Sudeste de Teresina.
Morre o artista plástico Mestre Portelada, de infarto, aos 78 anos.
Portelada assinou várias exposições no Brasil e no exterior. É um dos nomes de destaque na arte cubista brasileira. Com técnica elaborada, os quadros de Portelada trazem cores vibrantes e uso de formas. Em sua obra, o artista busca a simplicidade, a alegria e a leveza. É um autêntico ícone na expressão artística do imaginário popular brasileiro.
O professor Cineas Santos destaca que Portelada é um decano das artes plásticas do Piauí com estilo inconfundível, misturando o cubismo com fuguratismo bem nordestino. Cineas lembra que Portelada registrou praticamente todas as paisagens físicas e humanas do Piauí.
"Trabalhou temas ligados ao folclore, trabalho, laser. É um artista que trazia com muita competência a realidade do Piauí. Uma perda irreparável", disse Cineas Santos.
O corpo do artista foi levado ao Hospital Getúlio Vargas (HGV) para receber a certidão de óbito. Até às 12h30, o corpo aguardava a liberação.
Com informações de Cidade Verde.