Mais de 1600 pássaros silvestres foram apreendidos na noite desta quinta-feira, 17, que estavam sendo transportados de forma irregular em Floriano (Sentido sul do estado a 244 KM de Teresina) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
De acordo com a PRF, os animais estavam sendo transportados em caixas sem nenhum cuidado a sua integridade física. Algumas aves escondidas, inclusive, embaixo do banco do carro do motorista.
O condutor identificado pelas iniciais Z.F.S, de 30 anos, foi preso em flagrante e autuado por crime ambiental. Ele informou aos agentes policiais que os animais estavam sendo transportados de Barão de Grajaú, no Maranhão, e posteriormente seriam comercializados em fazendas no Município de Regeneração, no Piauí.
Os pássaros serão entregues ao IBAMA para que retornem ao habitat natural. A grande quantidade dos pássaros apreendidos é da espécie Papa-Capim ou cientificamente conhecido como Sporophila Nigricollis e 01 unidade da espécie Cacicus Cela, popularmente conhecido como xexéu.
*Com informações do Portal Cidade Verde