Uma paralisação dos motoristas e cobradores do sistema de transporte coletivo de Teresina está programada para ocorrer na manhã desta terça-feira (22). De 4h as 6h os ônibus serão impedidos de sair das garagens das empresas. O objetivo da paralisação é a negociação de um reajuste com os empresários do transporte coletivo.
A categoria busca um reajuste salarial de 8,5%. “Neste terça será uma paralisação da advertência. Vamos realizar assembleia nas garagens e os ônibus não sairão das 4h as 6h. Queremos negociar com os patrões um reajuste de 8.5%, que é a inflação mais as perdas salariais do ano. Nossa data base é 1º de janeiro e em outros anos antes do dia 20 a gente já tinha conversado com os empresários”, relatou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários de Teresina (Sintetro), Fernando Feijão.
O presidente do Sintetro também declarou que, caso uma negociação não seja convocada após a paralisação do turno da manhã, uma nova paralisação será realizada ainda na tarde de terça-feira (22), de 16h as 18h.
“Se os patrões demonstrarem desinteresse na negociação salarial as paralisações serão estendidas para outros dias podendo haver até greve, o que não queremos. Eles [empresários] já reajustaram a tarifa dos ônibus e, na hora, de negociar com os trabalhadores não querem”, argumentou o presidente do sindicato.
Com informações de Cidade Verde