MP-PI leva educação ambiental às escolas

O projeto é uma reformulação do Eco Kids Eco Teens, uma união entre as secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente com o MP-PI

20/09/2017 - 17h30

O Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI), por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) e do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e da Cidadania (CAODEC), - órgãos auxiliares do MP-PI - reuniu, hoje (20), representantes de instituições que realizam a educação ambiental em âmbito municipal para planejar o desenvolvimento do projeto “Educação Ambiental em Defesa da Vida”.

O projeto é uma reestruturação do Eco Kids Eco Teens, uma união entre as secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente com o MP-PI, que tem por finalidade estabelecer a educação ambiental nas escolas públicas municipais de Teresina de ensino infantil e fundamental, do 1º ao 5º ano, e levar a conscientização aos estudantes para uma diferença de comportamento em relacionado à conservação do Meio Ambiente.


Representantes de instituições que realizam a educação ambiental Foto:meionorte.com

De acordo com a promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e da Cidadania (CAODEC), Flávia Gomes Cordeiro, o Ministério Púbico possui a competência de estimular a educação ambiental através da proximidade de órgãos que possam ajudar as escolas municipais a realizarem projetos no setor.

A coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação (Semec), Audea Lima, analisa de forma positiva a iniciativa. “Momentos como esse nos ajudam a dar encaminhamentos às ações que possibilitarão às escolas a inserção da educação ambiental e da cidadania no seu dia a dia”, afirma.

Também estavam no encontro representantes das escolas municipais participantes e de instituições Foto:meionorte.com

A promotora Denise Costa Aguiar, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA), destaca que a reunião estabeleceu a programação, atualização e conformidade do projeto à realidade das escolas participantes.

Foi definido na reunião o cronograma de ações a serem feitas com a equipe escolar e comunidade, além disso, a culminância das atividades, que está programada para ser realizada no começo do período letivo de 2018.


Foi definido na reunião o cronograma de ações a serem feitas com a equipe escolar Foto:meionorte.com

Também estavam no encontro representantes das escolas municipais participantes e de instituições como Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seman); Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar); Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), além de outros.

Com informações de Redação RPiauí