MST e INCRA fazem reunião para tratar de desapropriação em fazenda da família de Ciro Nogueira

Apesar do acordo, ele garantiu que as famílias irão permanecer no local. “A reunião foi boa e produtiva”

28/07/2017 - 11h17

Na tarde desta quinta-feira (27), militantes do Movimento Sem Terra (MST) estiveram em reunião com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para tratar da desocupação das terras de uma fazenda pertencente à família do senador e presidente nacional do PP, Ciro Nogueira (PI). A ocupação aconteceu na última terça-feira (25) por cerca de 200 famílias que estão ocupando o local.

Segundo com João Luiz Vieira, da direção nacional do MST, a partir da reunião ficou acertada uma fiscalização por parte do Incra no terreno para análise de um posterior pedido de desapropriação. Apesar do acordo, ele garantiu que as famílias vão ficar no local. “A reunião foi boa e produtiva. colocamos as nossas reivindicações e haverá uma fiscalização do Incra no local para dar andamento a notificação dos donos da propriedade”, comentou o diretor do MST.

Segundo o senador Ciro Nogueira, a fazenda é de propriedade da mãe dele. Não foram publicadas mais informações a respeito da propriedade sobre a qual poderá haver uma futura desapropriação. “Nesta sexta-feira, o superintendente vai fazer um documento para anexar ao processo que trata da desapropriação. Após a notificação dos donos da propriedade começa um processo de negociação em torno da terra”, comentou João Luiz Vieira.

De acordo com o superintendente do Incra no Piauí, Howzembergson de Brito Lima, a partir de hoje o Incra analisara a viabilidade técnica e as medidas legais para atender, caso seja possível, as reivindicações. “Após consultadas as instâncias internas, como a divisão técnica, e a Procuradoria Jurídica do Incra, a autarquia dará resposta às reivindicações do movimento”, disse o superintendente.

Howzembergson Lima afirmou ainda que a atuação da Superintendência está pautada para dirimir os conflitos da melhor forma possível.

Com informações de: Carlos Rocha, G1 PI