Um boletim de monitoramento dos dados hidrometeorológicos do Rio Parnaíba divulgado neste sábado (31), pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), mostrou que o nível das águas está baixando. Em Floriano, onde no dia 26 de março o nível atingiu 626 cm, às 6h45 de hoje era de 539cm. Só é considerado inundação quando a medição chega a 898.
No entanto, em Floriano a situação ainda é considerada de atenção, mas dentro do previsto. A região está sendo monitorada pela Defesa Civil do Estado.
Em Teresina, o nível do rio é considerado dentro do previsto e marcava 456 cm na manhã deste sábado.
O nível de atenção consolidado, segundo o boletim, permanece apenas em Luzilândia, onde o Parnaíba chegou a 495 cm.
Na última segunda-feira, a Defesa Civil emitiu um alerta para oito municípios do Piauí que possuem comunidades ribeirinhas no Rio Parnaíba: Floriano, Amarante, Nazária, União, Porto, Miguel Alves, Madeiro e Luzilândia.
De acordo com a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), o reservatório da barragem de Boa Esperanla encontra-se com 83,5% de sua capacidade de armazenamento, com as comportas parcialmente abertas.
Ontem, a Prefeitura de Teresina informou que está monitorando os rios Parnaíba e Poti. Em caso de urgência ou suspeita de riscos, a população pode entrar em contato, gratuitamente, com a Defesa Civil Municipal através do número 153. O órgão é vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).
Texto de Ryan Andrade sob supervisão de Pedro Henrique Santiago