Dados baseados no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), já foram registrados só nesse mês de setembro 2099 focos de incêndio em todo o Piauí. A região mais crítica é do Cerrado com 42% do total. Em Uruçuí, até o momento foram 399.
Segundo o superintendente de Meio Ambiente da Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Semar), Carlos Antônio Moura Fé, o mês é de risco crítico, mas que várias ações preventivas estão sendo realizadas, principalmente nos seis municípios dos Cerrados que possui maior número de focos.
Já foram registrados 2 mil focos de incêndio em todo o estado. Reprodução: Google
Ele falou ao portal cidade verde, que equipes da Semar estão na região para capacitar os agricultores a fazer a queimada controlada, desde que seja autorizado pelo Município e pelo Estado,já que nesta época qualquer faísca é sinal de alerta, podendo provocar incêndios de grandes proporções, qualquer outro que não foi estabelecido pela secretaria, são criminosos e vão sofrer com as penalidades.
Segundo Moura Fé, Uruçuí, Baixa Grande do Ribeiro e Ribeiro Gonçalves são as cidades mais críticas. Equipes são treinadas para não deixar alastrar os focos de incêndio. Moura orienta que não seja façam queimadas entre as 10h e às 16h, horário mais quente e que o fogo se propaga com maior rapidez e intensidade.