Novo sistema do Detran-PI moderniza operações

A mudança objetiva trazer mais rapidez ao acesso e segurança na qualidade da prestação dos serviços do órgão

26/04/2018 - 13h15 - atualizado 15h17

Uma nova versão do sistema de Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) foi implementada nesta semana no Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI). O Renach é o banco de dados que registra toda a vida do condutor, além de controlar a emissão da CNH e da Permissão Internacional para Dirigir (PID).

Foto/Reprodução Google

No entanto, devido a quantidade de dados no sistema, o Detran ainda não tem previsão para o funcionamento evetivo do novo sistema do Renach. Somente após a sincronização das informações do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o serviço passará a funcionar sem erros.

De acordo com o diretor-geral do Detran, Arão Lobão, o novo sistema traz uma interface, um conjunto de características que visa a melhoria de todos os processos referentes a habilitação. “Mais elaborado que o último sistema, o novo Renach é otimizado para a eficiência. É um sistema moderno que garante agilidade e segurança ao usuário”, falou o diretor.

O Detran também está trabalhando para que os demais sistemas, como o Registro Nacional de Infrações (Renainf) e o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), migrem para o novo sistema.  

Falha no sistema do Detran atrasa emissão de carteiras

O sistema Renach funciona como um banco de dados que registra toda a vida do condutor, desde o seu ”nascimento” como candidato até a sua habilitação. No entanto, muitos usuários estão reclamando que o sistema Renach do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) está sem funcionar desde a semana passada.

Um usuário do sistema que preferiu não se identificar contou que, desde que o Detran entrou de greve, já foi convidado a repetir coleta de digitais e fotos duas vezes. 

“Dei entrada no processo de renovação de CNH, com o pagamento da taxa no dia 16 de março deste ano e, após realizar todos os procedimentos de fotos, digitais e exame medico, devolvi o processo no dia 23 de março, o Detran deu um prazo de três dias pra entregar a CNH, porém, já faz mais de 30 dias da entrega do processo e ainda não recebi minha carteira", contou o usuário; 

Segundo ainda o usuário, por causa da migração de sistema, no dia 23 de abril ele precisou voltar para repetir essa coleta, mas o sistema estava fora do ar. A carteira dele está vencida desde o dia 03 de abril deste ano e o Detran não fornece nenhuma declaração ou documento para que o motorista possa transitar sem ter risco de ser multado. 

*Reportagem de Helorrany Rodrigues, supervisão de Pedro Henrique Santiago