Judocas piauienses ganham duas medalhas de ouro em campeonato

Os piauienses Stanley Torres e Sarah Menezes foram os vencedores da competição Sênior de Judô Brasileiro

13/11/2017 - 11h13

Neste domingo (12), os Judocas Piauienses, Stanley Torres (73kg) e a medalhista olímpica Sarah Menezes (48kg), subiram no pódio com a medalha de ouro no peito, os representantes do Piauí ganharam a competição Sênior de judô Brasileiro, disputada em Lauro de Freitas (BA).

Stanley chegou a grande final diante do paulista Lincoln Neves, vice-campeão do reality show ‘Ippon a luta pela vida’. O piauiense comandou o duelo desde o início e chegou a sentir dores no joelho após tentar um golpe de solo. Pouco depois, Stanley voltou ao ataque e conseguiu derrubar o adversário conquistando um wazzari. Após a pontuação, Stanley se manteve seguro na luta e levou até o final do tempo regulamentar, garantindo o título.

Na categoria ligeiro a estrela principal do torneio Sarah Menezes, enfrentou a carioca Larissa Farias e mostrou o motivo de seu protagonismo com uma luta segura na final. A piauiense e colocou no tatame sua experiência e talento para vencer o duelo no golden score após a adversária receber três punições por falta de combatividade.


Stanley Torres e Sarah Menezes (foto portalodia)

Benefícios do Judô

Especificamente em idade pré-escolar, as crianças estão descobrindo o mundo, seu corpo e suas capacidades. Nesta idade é muito importante a estimulação psicomotora da criança. Através do judô a criança pode experimentar movimentos novos e diferentes; pode melhorar a coordenação motora; consegue ter um domínio corporal melhor para executar os movimentos e consegue ampliar o seu "acervo" motor com essas experiências.

Essa possibilidade de conhecer novos movimentos, melhorar a coordenação e explorar o domínio corporal, tem uma influência direta com aprendizado escolar. Geralmente, crianças com bom domínio corporal, boa imagem motora e que exploram suas habilidades corporais, melhoram a sua auto-estima, sua auto-confiança e consequentemente isso reflete positivamente no rendimento escolar. 

A faixa etária pré-escolar, que pode chegar até os 7 anos, é a idade em que a criança está mais apta para receber e assimilar os estímulos, tanto motores como intelectuais. Por isso crianças que tem estimulação positiva nesta idade, muito possivelmente, serão adultos com bom desenvolvimento motor, dinâmicos, ponderados, sociáveis, enfim pessoas de bom senso. Além disso, o Judo consegue interferir no caráter do praticante, uma vez que esta arte tem sua filosofia voltada para o bem estar físico, mental e social.

O Judô também auxilia àquelas crianças que são extremamente tímidas e tem dificuldade de socialização. Apesar de ser uma modalidade individual, o Judo prioriza o trabalho em grupo, a amizade e a disciplina. O Judo, neste caso, deve ser usado como um meio para desenvolver a criança, tendo como objetivo final vencer a timidez e melhorar os relacionamentos.

Outro cuidado que se deve ter com a prática, não só desta modalidade, mas de todas, é com a competição precoce. O objetivo maior nesta idade é incentivar e fazer com que a criança tome gosto com atividade física e a modalidade. Por isso é importante que a mesma participe de torneios e festivais, porém os pais e professores não devem incentivar a rivalidade nem cobrar demais o desempenho de seus filhos. O incentivo dos pais e professores após a competição é mais importante que o próprio resultado.

O Judo, atua desta forma como um meio para auxiliar o desenvolvimento das crianças, e sua prática deve refletir em casa, na escola e na vida social, possibilitando que seus praticantes tenham uma vida harmoniosa com seus semelhantes.
Alexandre Miyaki da Silveira - Professor do departamento de educação física da UEM; faixa preta 3º Dan

*Resumindo:

O judô traz benefícios para as crianças e adolecentes, proporcionando um desenvolvimento físico, psíquico e social de forma integrada:

Desenvolve habilidades e capacidades específicas do aluno;
Prepara os jovens para uma convivência harmônica em seu ambiente social;
Estimula o interesse pela competição sadia;
Desenvolve o educando como um todo.

O judô tem por objetivo, não só a preparação técnica dos alunos, mas também trabalhar de uma forma pedagógica por uma visão holística, adaptada aos moldes de uma educação ocidental.

Para as crianças a prática do judô contribue para:

Controle muscular;
Aperfeiçoamento do reflexo;
Desenvolvimento do raciocínio;
Equilíbrio mental;
Reforço do caráter e da moral;
Fortalecimento da auto-confiança;
Respeito aos companheiros.

Aos jovens, o judô propicia:

Cuidar beneficamente do físico e do caráter;
A transformação da disciplina;
O equilíbrio mental;
Tratar o semelhante com respeito e humildade;
Torná-lo útil à sociedade.

As crianças e os jovens necessitam experiências para dominar situações novas, evitando inibições, entraves no desenvolvimento e alterações degenerativas nos neurônios cerebrais.

continuaçâo


A criança ainda em período de desenvolvimento ósseo, com todos os seus órgãos extremamente vulneráveis, não pode e não deve ser submetido a um treinamento que exija grande esforço físico.

A prática de qualquer modalidade esportiva deve ter como finalidade conservar a saúde, melhorar a disciplina e formar o hábito de recrear-se com coisas sadias, fugindo da delinqüência e maus costumes.

A prática do trabalho físico deve, nesse período conseguir da criança, melhor postura corporal e desenvolver-lhe reflexos que venham equilibrar seus impulsos naturais.

Visto sob o aspecto educativo, o Judô deve restringir-se a uma atividade bem orientada, recreativa-educacional, pois a resistência da estrutura óssea e dos músculos que quase nenhuma força possuem, é fraca e o desenvolvimento mental é lento e não muito regular. 

Inúmeros são os fatores que conduzem a criança à prática do judô. Muitas vezes atraídas pelos amigos; outras, por recomendação médica, com o objetivo de corrigir problemas clínicos ou neurológicos; e também incentivadas pelos pais, com o intuito de contribuir na formação da personalidade e na continuidade do processo educacional. Enfim, de qualquer forma, há a certeza de todos de que o judô é uma das atividades de maior reconhecimento no campo pedagógico para a formação do ser.

***

Para as crianças a prática do judô contribui para:

Controle muscular;
Aperfeiçoamento do reflexo;
Desenvolvimento do racioncínio;
Equilíbrio mental;
Reforço do caráter e da moral;
Fortalecimento da auto-confiança;
Respeito aos companheiros.

Aos jovens, o judô propicia:

Cuidar beneficamente do físico e do caráter;
A transformação da disciplina;
O equilíbrio mental;
Tratar o semelhante com respeito e humildade;
Torná-lo útil à sociedade.

As crianças e os jovens necessitam experiências para dominar situações novas, evitando inibições, entravés no desenvolvimento e alterações degenerativas nos neurônios cerebrais.

Um aprendizado para toda a vida, fundamentado na Psicologia do Desenvolvimento.
As aulas de judô infantil tem por objetivo melhorar a concentração das crianças, proporcionar auto-estima, disciplina e saúde com total segurança. Muito mais do que apenas golpes e posições marciais, nesta modalidade buscamos fortalecer a relação de amizade entre pais e filhos, formar o caráter e possibilitar que a criança atinja a adolescência com seus princípios morais já formados.

Um ambiente que estimula a tomada de decisões, o espírito em grupo e o companheirismo desde cedo. A criança de hoje, é o formador de opinião de amanhã, por isso a nossa preocupação com sua formação global.

"Se alguém empurrar você, puxe-o; se lhe puxarem, empurre-o. Nunca devemos opor resistência a uma força, sempre acompanha-la"

"Aprender a cair sem se machucar é o bê-a-bá desta luta." Jigoro Kano 

Fonte: www.associacao-judo-maresol.com