O Governo do Piauí entregou grandes obras de infraestrutura e mobilidade urbana em 2017. Tanto pavimentação, construção de viadutos e elevados, duplicação de pontes e revitalização de avenidas são os grandes destaques. ComCom as obras, é possível fomentar e estimular a economia do estado.
O Metrô de Teresina, por exemplo, terá investimentos de R$ 448 milhões, dos quais, R$ 228 milhões já estão assegurados. O projeto está dividido em duas etapas: a primeira é o processo licitatório, que vai comprar três VLTs (Veículo Leve sobre Trilho).
A construção do elevado da avenida Miguel Rosa, que possui 320m de extensão e quatro faixas com 3,5m de largura cada faz parte desse processo. Agora, a obra segue para a segunda etapa que consiste na escavação de trincheira, drenagem e desvio de adutoras. O rebaixamento vai interligar a pista que passa pela Rodoviária de Teresina em direção a Timon (MA).
Para o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PI), Castro Neto, a obra tem grande importância para o desenvolvimento da mobilidade urbana da capital. “A obra interliga a região sul da capital, que compreende uma das entradas da cidade pela BR-316, com o Centro da cidade. Essa área era considerada crônica para quem passa por ela todos os dias. Com o elevado temos uma melhora no tráfego e, consequentemente, na qualidade de vida dos piauienses", destacou.
Outra obra de grande impacto em Teresina, foi a construção do complexo da Ponte Juscelino Kubitschek, realizado pela Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans) que agora conta com cinco faixas de tráfego no sentido Centro-Leste, um passeio central para pedestres e ciclistas, interligando o canteiro central das avenidas Frei Serafim e João XXIII, mais uma praça sob a ponte
Para o governador Wellington Dias, a obra da ponte do meio trouxe melhor qualidade de vida em relação ao tráfego e a praça cultural serve para fomentar a cena de cultura e arte de Teresina. "É uma obra de grande importância para Teresina. A ponte do meio desafogou o trânsito e facilitou a trafegabilidade na região central da cidade, melhorando a qualidade de vida das pessoas. Já, a praça é uma opção a mais para a cultura local, transformando um espaço, antes degradado, em um ambiente agradável e aconchegante", destaca o governador Wellington Dias.