Oeiras pode ganhar título de Capital Nacional dos Bandolins

Bandolins de Oeiras tem uma tradição de mais 80 anos

30/04/2018 - 15h52 - atualizado 17h45


Bandolins de Oeiras. Foto: Reprodução portal Integração.

Oeiras pode ganhar o título de Capital Nacional dos Bandolins. A senadora Regina Sousa (PT-PI) apresentou projeto de lei com a proposta para garantir a designação à cidade. O projeto de lei está em tramitação na Comissão de Educação. Segundo a parlamentar, a ideia é valorizar a tradição e a cultura local, assim como a iniciativa da mulher. 

Os bandolins são tradição em Oeiras desde 1930 pela iniciativa de Dona Araci Carvalho. No início dona Araci organizou um grupo de moças para o aprendizado do instrumento, que se apresentava pela cidade como os bandolins de Oeiras. Nos anos de 1980 o grupo se consolidou como uma espécie de patrimônio municipal e levou a musicalidade oeirense para além dos limites territoriais.

 A senadora, Regina Sousa, falou do esforço da mulher para demonstrar suas habilidades e competências e contribuir para o desenvolvimento da comunidade com atividades de grande significado cultural.

“Entendemos que, ao atribuir à cidade de Oeiras o título de Capital Nacional dos Bandolins, não valorizamos apenas uma rica tradição cultural/ local, mas colocamos em evidência, também, A bandolinista de Oeiras que simboliza a ocupação do espaço público pela mulher com a música, recusando-se às limitações das tarefas domésticas. Em um tempo em que a luta pela igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres encontra-se entre os temas mais debatidos pela sociedade brasileira, celebrar a atuação feminina no campo cultural é mais do que oportuno, é indispensável”, justificou a senadora Regina.

Reportagem Danielly Duarte, supervisão Pedro Henrique Santigo

Com informações secom.