Nesta terça-feira (20) os representantes de Ministério Público Estadual e da Superintendência Municipal de Trânsito (Strans) elaboraram um projeto de construção de terminais de passageiros na Avenida Frei Serafim, estiveram reunidos para tratar sobre a obra.
O debate em torno do projeto diz respeito a uma possível danificação dos canteiros centrais da Avenida Frei Serafim para a construção das estações. A prefeitura quer idealizar sete terminais ao longo da avenida da capital.
A Strans juntamente com o Ministério Público acertou que uma comissão formada por representantes do IPHAN e da Fundação Municipal Monsenhor Chaves, secretaria estadual de Cultura, Conselho de Arquitetura e Urbanismo e pelo Conselho Regional de Engenharia vão participar da elaboração do projeto. A ideia é adequar as necessidades de melhoria dos transportes coletivos à preservação da identidade cultural e arquitetônica da cidade.
Projeto para novos terminais na Avenida Frei Serafim. Foto: Google Maps
“Houve mudanças bastante satisfatórias, mas muitas coisas ainda precisam ser abordadas. Representantes do Iphan, CAU, CREA, Fundação Monsenhor Chaves vão se juntar para que em dois meses a gente se reúna novamente para trabalharmos a questão do projeto em si. "Temos a necessidade de conciliarmos os interesses da população em ter paradas com qualidade, ônibus confortáveis, com o impacto cultural"., afirmou a promotora Gianny Vieira de Carvalho.
O superintendente da Strans, Carlos Daniel, assegura que o projeto vai atender as demandas de preservação do Meio Ambiente e do patrimônio cultural da cidade. “Vai mudar a padronização das estações em função da necessidade da avenida Frei Serafim para evitar apagar o patrimônio histórico. No estudo preliminar vamos aproveitar as árvores que tem e onde não tem vamos plantar”, disse o gestor.
A ideia é que os terminais sejam construídos onde já existem paradas de ônibus.