Clientes que precisaram utilizar terminais para sacar dinheiro ou realizar qualquer outra operação financeira nas agências do Banco do Brasil do centro de Teresina, na manhã desta terça-feira (28), tiveram algumas dificuldades. Devido uma sobrecarga no transito de operações, ocorreu uma pane no sistema dos terminais de autoatendimento das agências bancárias, inviabilizando alguns serviços.
Usuários que foram ao Banco do Brasil da Frei Serafim, por exemplo, não fizeram nenhuma operação, porque todos os caixas da agência estão temporariamente inoperantes. Um a dessas pessoas foi o senhor João Mendes, 60 anos, que chegou à agência por volta das nove horas da manhã e cerca de uma hora depois ainda não tinha sido atendido.
“Me informaram que não estava funcionando por falta de rede, então o jeito é ficar aqui e esperar”, falou o senhor. A reportagem de O Dia procurou conversar com funcionários da agência e um deles, que não quis se identificar, falou somente que nenhum autoatendimento está funcionamento até agora, que o problema é geral e ainda não há previsão de volta ao normal.
Uma mensagem circulando por WhatsApp propaga que o sistema do BB teria sido invadido, impedindo o funcionamento normal não só dos terminais de autoatendimento, como também do aplicativo do banco. Procurada pela reportagem, o Banco do Brasil desmentiu a informação de que seu sistema tenha sido hackeado e declarou que a falha é pontual e geralmente ocorre quando o numero de operações sendo processadas fica acima do que o sistema lógico do banco pode suportar.