No período de apenas quatro meses, a Escola Municipal Professor José Carlos, no bairro Real Copagre Zona Norte da Capital, foi saqueada pela quarta vez na madrugada desta segunda-feira (28).
Segundo o professor Marcelo Marcos Soares Silva, a situação se agravou após a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) ter tirado os vigias noturnos. A SEMEC informou que os vigias da noite não controlavam os assaltos e não colocavam as próprias vidas em risco.
Ações dos criminosos na escola / Foto: Marcelo Marcos (arquivo pessoal)
"O primeiro arrombamento ocorreu em maio, quando levaram um ventilador no pátio. Na segunda vez foi furtada uma máquina de costura, na terceira um computador novo e agora levaram cinco ventiladores do pátio e arrombaram o armário de uma professora com material de trabalho", informou.
Segundo ainda o professor, a sensação de medo e tensão predomina a escola que tem estudantes do 1º ao 5º ano. "Todos os finais de semana a gente fecha a escola com o sentimento de que quando retornamos iremos ter surpresas desagradáveis. O sentimento é de indignação porque estamos a mercê dos bandidos. Tenho certeza que na residência do secretário de educação tem a segurança necessária para ele dormir tranquilo, já nas escolas é totalmente diferente", acrescentou o Professor.
Segundo a secretaria, cerca de 500 casos de arrombamentos foram notificados em unidades de ensino, nos últimos quatro anos, embora tenha todo o reforço de cercas e monitoramento. Estão providenciando o reparo na estrutura danificada da escola e a reposição do material roubado.
Informações G1 Piauí