Nessa segunda-feira (18), no Palácio de Karnak, o governador Wellington Dias entregou a Medalha do Mérito de Educação e Segurança no Trânsito à 32 personalidades. A solenidade também marcou a abertura da Semana Nacional de Trânsito, que contará com diversas atividades que visam conscientizar a população quanto aos riscos do trânsito.
Criada ainda neste ano, a comenda é concedida à pessoas que realizam ações e esforços para contribuir com as atividades relacionadas a causa do trânsito, em especial à educação, segurança, mobilidade urbana e sustentabilidade ambiental no trânsito do estado do Piauí.
Solenidade no Karnak - Entrega das medalhas.
"Essas pessoas salvam vidas ao trabalhar para garantir a diminuição dos acidentes. Mas os homenageados de hoje precisam da ajuda da população, ou seja, é necessário que todos façam a sua parte e se locomovam com responsabilidade. É com consciência que iremos evitar mortes e fazer com que tenhamos um trânsito seguro", destacou o governador.
Segundo o diretor do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), Arão Lobão, a maioria dos acidentes é relacionado ao uso do telefone celular. Já os acidentes mais graves ocorrem devido ao consumo de álcool. "Temos que combater por meio da educação e fazendo valer as leis, tanto quanto as normas, tais como o uso do capacete e do cinto de segurança", afirmou.
O gestor acrescenta que o desafio é ampliar as ações. "Temos atuado de forma intensa, desenvolvendo trabalhos na área de tecnologia, atendimento, fiscalização, educação do trânsito, sinalização. O objetivo é capilarizar as ações em todo o estado para a redução dos acidentes", pontuou.
*Com informações REDAÇÃO R/PIAUÍ