Pescadores do Piauí estão sem receber o benefício do Seguro Defeso, depois de terem sido vítimas de um golpe bancário. A polícia já foi acionada e passou a investigar o caso. A suspeita é da ação de uma quadrilha especializada em fraude bancária.
Roberto de Melo trabalha como pescador a mais de 10 anos e sempre recebeu o seguro desemprego. Só que em 2018 chegou ao banco e ficou sabendo que maior parte do dinheiro não estava na conta: "A gerente do banco me falou que alguém sacou na agência do Dirceu. Fui até lá e confirmaram isso, então eu perguntei se estava perdido e não me deram outra informação", relatou o pescador.
Roberto deveria ter recebido quatro salários mínimos, mas três deles tinham sido sacados. "Eu esperava este dinheiro para pagar os meus débitos, agora ficou ruim sem ele", declarou.
O benefício é pago a aproximadamente 20 mil pescadores, entre os meses de dezembro a março, que compreende a época da piracema (período de reprodução dos peixes e quando a pesca é proibida). No entanto, que muitos pescadores estão indo ao banco e as contas estão zeradas.
O secretário da Federação dos Pescadores, Antônio Miranda, orienta aos pecadores o registro de um boletim de ocorrências."A Federação orienta as vítimas a registrarem um boletim de ocorrência, depois se dirigir até nós para fazer um processo com todos os casos e dar entrada na Polícia Federal. Provavelmente é uma quadrilha que vem tomando o dinheiro dos pescadores, que estão sendo sacados em uma agência em Goiânia", informou.
Com informações do G1