Nova pesquisa aponta cenário diferente na eleição ao Governo do Piauí

Além de indicar segundo turno, a pesquisa Real Time Big Data coloca Luciano Nunes em segundo lugar, ao invés de Dr. Pessoa

05/10/2018 - 08h25 - atualizado 09h32

Após entrar com petição junto ao Tribunal Regional Eleitoral, o candidato a senador pelo PSB, Wilson Martins, garantiu o direito de acesso aos dados da pesquisa realizada pelo Instituto Real Big Data que deveria ser divulgada na última quarta-feira (3), o que não ocorreu.

A pesquisa, registrada no TRE com o número PI-06159/2018, foi contratada e paga pelo próprio instituto “Real Time Big Data Gestão de Dados LTDA”. Foi realizada no dia 2 de outubro, ouvindo 1.200 eleitores. A margem de erro é de 3% e o nível de confiança de 95%.

O resultado surpreende ao trazer um cenário diferente do que vem sendo divulgado nos últimos dias por institutos como Opinar, Amostragem, e também da última pesquisa Ibope no Piauí. Ao invés da possibilidade de um segundo turno com Dr. Pessoa (SD), a pesquisa do Real Big Data traz o candidato Luciano Nunes (PSDB) em segundo lugar, atrás apenas de Wellington Dias (PT).

 Pesquisa Real Time Big Data para 1º turno da eleição para governador do Piauí.

O instituto simulou também cenários de segundo turno, todos apontando vitória de Wellington Dias.

 Pesquisa Real Time Big Data para 2º turno da eleição para governador do Piauí. 

Após ser tornada pública no processo, a pesquisa começou a circular nas redes sociais e chegou a ser divulgada pelos candidatos da coligação “Piauí de Verdade”, encabeçada por Luciano Nunes, que trouxe os números em seus perfis oficiais.

Leia também:

Pesquisa mostra Wilson Martins em 1º para Senado no Piauí