O diretor-presidente da SPE Piauí Conectado, Emerson Silva, e o superintendente substituto do Dnit, Euvaldo Bastos, assinaram, nessa segunda-feira (16), na sede do Dnit em Teresina, um termo de compromisso para que seja implantado cabeamento subterrâneo de fibra óptica na BR-343, contemplando as cidades de Teresina, Altos e Campo Maior.
Com o feito, o projeto agora está permitido a instalar pontos de internet no trecho previsto. Já foram instalados cerca de 300 pontos na capital e 26 na cidade de Campo Maior. A instalação de mais pontos vai possibilitar tecnologia de acesso à rede do Governo do Estado, facilidade de comunicação e inclusão social para a população das cidades beneficiadas.
O diretor do projeto Piauí Conectado, comemorou a assinatura do termo. “Tem uma importância muito grande para nós. A partir dessa fase nós iremos com propriedade realizar um projeto que atenda a capital Teresina e chegue até Campo Maior. Será um marco para o nosso projeto, que visa ampliar a rede de internet no estado”, disse Emerson Silva.
De acordo com Euvaldo Bastos, a assinatura é importante, visto que a implantação só ocorre com a permissão do órgão responsável pela rodovia federal. “Para isso, é necessário que a empresa apresente um projeto para utilização da faixa, assumindo todos os compromissos do que serão feitos e se responsabilizando por tudo que for consequência da utilização da faixa. Já aprovamos o projeto e agora com a autorização serão iniciadas efetivamente as obras”, explicou o superintendente substituto do Dnit.
O termo de compromisso possui validade de três meses a partir da data da assinatura para que os pontos sejam instalados e equivale a apenas 10% do projeto total do programa Piauí Conectado. O objetivo é que mais projetos sejam apresentados para beneficiar outras cidades do estado.