Piauí é destaque na abertura de novas empresas

Um grande desafio para as novas empresas que se instalam no estado e tenham sucesso é a mão de obra qualificada

15/11/2017 - 08h00

Desde muito tempo a abertura de novas empresas é destaque na economia local, apenas nos últimos dez anos foram estabelecidas no Piauí 18 mil empresas, neste ano de 2017 entre janeiro e julho foram abertas 12.893 novas empresas registradas. No mês de maio deste ano, os microempreendedores individuais somaram 77% das empresas abertas, números que elevam a economia do estado.

Segundo a Presidente da junta Comercial do Piauí, Auzenir Porto, ‘’enquanto vários estados da Federação estão sofrendo com a Redução de empresas, o que acontece em todo País, nosso estado está crescendo’’ afirma.

Para que mais empresas passem a investir no Estado o secretário de desenvolvimento econômico, Aluisio Sampaio, disse que vem procurando melhorar o ambiente de negócios e buscando realizar investimentos nas áreas de maior potencialidade. ’’ estamos bem animados com os investimentos no setor da saúde e no setor da tecnologia. ’’ declara.

Um grande desafio para as novas empresas que se instalam no estado e tenham sucesso é a mão de obra qualificada. Pesquisas indicam que muitos jovens têm conseguido oportunidades através de programas sociais. A qualificação deve ser permanente. Um erro comum cometido por quem consegue logo o emprego pode lhe custar a estabilidade do trabalho ou mesmo uma oportunidade melhor: a acomodação. Depois de iniciar o trabalho, param de buscar novos cursos. E passam a apostar muito na experiência, esquecendo que o mercado exige uma qualificação mínima cada vez maior.


Foram estabelecidas no Piauí 18 mil empresas, neste ano de 2017 Foto:portalojornal

Uma das grandes dicas de especialistas para quem busca graduação antes de seguir atrás do emprego é ponderar entre cursos de nível superior e de nível técnico. Ele garante que o curso superior é muito importante, como se fosse o "básico" antigamente. Mas um emprego que paga melhor pode ser mais fácil para o técnico. "Nível técnico tem mais possibilidade de conseguir vaga. E com melhor salário", conta.