Piauí lidera geração de energia renovável no Brasil

Além da liderança em renováveis, o estado subiu cinco posições no ranking nacional de qualidade de energia elétrica e agora ocupa o 6º lugar no Nordeste.

08/09/2025 - 21h24 - atualizado 11/09/2025 - 20h13

O Piauí ocupa a primeira posição nacional em geração de energia a partir de fontes renováveis, superando estados como Minas Gerais, Bahia e São Paulo. A potência de geração centralizada no estado alcança 6,774 GW, com destaque para a fonte eólica (4,396 GW) e a solar (2,100 GW).

Na geração distribuída, que inclui mini e microgeração, o Piauí soma 0,768 GW, reforçando o crescimento consistente do setor.

Além da liderança em renováveis, o estado subiu cinco posições no ranking nacional de qualidade de energia elétrica e agora ocupa o 6º lugar no Nordeste. O avanço é resultado de investimentos do Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal e a concessionária responsável pelo setor.

Segundo Bruno Casanova Cerullo, superintendente de Mineração e Energias Renováveis (SUMER) da Secretaria de Planejamento (Seplan), o Atlas Geoelétrico confirma que o Piauí está preparado para expandir a rede de transmissão e distribuição, criando condições para atrair empresas e estimular o desenvolvimento econômico.

O consumo residencial ainda é o maior, somando 4.586 GWh, enquanto os setores comercial e industrial registraram crescimento de 5,32% e 6,16%, respectivamente. Para o superintendente, os números demonstram a ampliação do acesso à energia e a melhoria da qualidade de vida da população.