Polícia apreende 1,6 tonelada de maconha em roça com estrutura de alto nível no interior do Piauí

Droga estava embalada a vácuo e era cultivada em plantação de alta tecnologia; suspeita é de distribuição interestadual no Nordeste.

18/07/2025 - 22h07

Uma operação conjunta das polícias Civil e Militar do Piauí apreendeu, nesta sexta-feira (18), cerca de 1,6 tonelada de maconha em uma propriedade rural no município de Cristino Castro, no Sul do estado. A droga estava embalada a vácuo — método inédito no Piauí — usado para dificultar a detecção do cheiro durante o transporte. A suspeita é que o entorpecente seria distribuído para diversos estados do Nordeste.

De acordo com o delegado Samuel Silveira, coordenador do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), a plantação ocupava uma área de cinco hectares e contava com cerca de 135 mil pés de maconha, cultivados com tecnologia avançada.

“Acreditamos que a ocupação da propriedade é recente. Quando chegamos, não havia ninguém no local, o que indica que os responsáveis podem ter saído para organizar a distribuição da droga”, explicou o delegado.

Segundo o coronel Jacks Galvão, do Departamento Geral de Operações, a plantação estava localizada em uma área de difícil acesso, equipada com placas solares, sistema de irrigação, casa e galpões, o que revela uma estrutura sofisticada e bem planejada.

O gerente de operações aéreas da PM, Cleyton Frota, destacou o papel da aeronave utilizada na ação, que deu agilidade à operação, já que Cristino Castro fica a mais de 500 km de Teresina.

“Foi uma apreensão inédita no estado, tanto pela quantidade quanto pelo modo de embalagem. Uma operação bem-sucedida que deve ter grande impacto no tráfico da região”, afirmou Frota.

As investigações agora seguem para identificar os responsáveis pelo cultivo e pela propriedade.