População se reúne para limpar o açude Cajazeiras em Pio IX

Moradores vivem da atividade de pesca e o açude estava secando por conta da estiagem

20/02/2018 - 13h05

Cerca de 60 pescadores do município de Pio IX se reuniram na última segunda-feira, 19, e organizaram um mutirão para fazer a limpeza das margens do açude Cajazeiras

O grupo vive exclusivamente da atividade da pesca e o açude havia secado durante cerca de seis anos de estiagem que assolou a região. Com as chuvas que caíram na região o açude voltou a receber as primeiras águas, e com isso, o o grupo de pescadores tomaram a iniciativa de limpar o açude.


Pescadores fazem a limpeza do açude / Crédito: Piauí em Foco


O Presidente do Sindicato dos Pescadores de Pio IX, Josemar Campos, destacou que a chuva que está sendo acumulada, está trazendo uma nova esperança aos trabalhadores da região. “A gente mobilizou os pescadores, nós estamos fazendo aqui nossa parte, visto o açude está tomando água, Deus está fazendo a parte dele, está mandando chuva, já tem uma boa porção de água acumulada aqui”, afirmou o presidente.

Ainda segundo o presidente, o temor dos pescadores é que uma das paredes acabe cedendo. “Temos uma grande preocupação, tanto com o açude, como com o povo que mora aqui do outro lado da parede, que é o acampamento, a parede está oferecendo grande risco, se o açude chegar a tomar 70% da capacidade de água, a um grande risco de essa parede ir embora, e esse povo que está aqui ficar só na história, se não tomarem providencias logo, é uma catástrofe já programada, se arrombar aqui, muitas regiões aqui pra baixo ,que tem um grande número de pessoas vão sofrer, vai ser uma catástrofe muito grande”, disse.